Saldo FGTS – Consulta Saldo FGTS Inativo Caixa – Confira!

Todo trabalhador deve ficar de olho no saldo FGTS. Afinal de contas, esse benefício é uma reserva de dinheiro que pode ser utilizada em diversos momentos da vida. Apesar de geralmente ser liberado quando o contribuinte é demitido sem justa causa, existem outras ocasiões onde é possível sacar esse benefício.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado, por exemplo, para dar entrada em um imóvel. Ele também pode ser liberado em situações de calamidade, onde a pessoa possa usar esse dinheiro para ter essa estabilidade.

Nesse post você irá aprender a consultar FGTS saldo pelo site da Caixa, bem como saber quem tem direito ao benefício, e como sacá-lo.

Consulta Saldo FGTS

Para retirar o extrato do seu FGTS saldo, não é necessário ir diretamente em uma unidade da Caixa Econômica Federal. Na verdade, é possível fazer a consulta saldo FGTS pelo CPF, através da central de atendimento do Banco.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Saldo FGTS

Passo 01: Primeiramente, para poder ver o saldo do FGTS, ligue para o número 0800 726 0101, que é a central de atendimento da Caixa;


Passo 02: Siga as orientações da gravação para poder fazer a consulta saldo FGTS;


Passo 03: Em seguida, digite o seu CPF;


Passo 04:A gravação irá informar o saldo e outras informações relacionadas ao fundo.


Você também pode fazer a consulta saldo FGTS pelo CPF no site da Caixa. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Saldo FGTS

Passo 01: Primeiramente acesse o site www.caixa.gov.br/extrato-fgts;


Passo 02: Agora você precisará informar o número do seu NIS, ele está na carteira de trabalho;


Passo 03: Clique em “cadastrar senha”;


Passo 04: Você será redirecionado para uma nova janela onde será possível ler os termos de uso da plataforma. Leia tudo com calma e então clique em “aceito”; 


Passo 05: Um formulário irá aparecer, e você precisará preencher todos os campos com alguns dados pessoais, para a partir daí ver o FGTS saldo. O ideal é que você tenha em mãos o seu CPF, RG, carteira de trabalho e título de eleitor, pois várias informações serão necessárias;


Passo 06: Agora você precisará criar uma senha. Ela deve ter no máximo 8 caracteres, e o ideal é usar números e letras;


Passo 07: Clique em confirme;


Passo 08: Uma mensagem de que o cadastro foi realizado irá aparecer na sua tela, o que confirma que você poderá fazer a consulta saldo fgts pelo cpf tranquilamente;


Passo 09: Acesse novamente o site da Caixa Econômica Federal;


Passo 10: Preencha o campo do NIS e agora o da senha;


Passo 11: Clique em OK;


Passo 12: Clique na aba FGTS.


Pronto! Agora você já poderá verificar o saldo FGTS. O site irá mostrar o valor para cada vínculo trabalhista que você teve. É possível alterar o registro dentro do próprio site para verificar os valores de todos os vínculos.

Um detalhe importante sobre o benefício é que ele rende conforme os anos. Por conta disso, mesmo que você não vá sacar o seu fundo é interessante sempre acompanhar o FGTS saldo através do extrato dele.

Assim você saberá exatamente o quanto ele está rendendo todos os anos.

Saiba Mais:

O que é o Caixa FGTS?

Saldo FGTS

O Caixa FGTS é um site onde você pode verificar todas as informações sobre o seu fundo de garantia. Nele, é possível ver os extratos de todos os seus vínculos empregatícios, inclusive o saldo FGTS inativo.

Além disso, você também pode verificar o seu PIS, bem como o abono salarial.

Quem tem direito ao FGTS?

Agora que você sabe como ver o Caixa FGTS saldo, deve estar se perguntando quem trem direito a esse benefício. Esse é um direito de todos os trabalhadores que atuam sob regime CLT, ou seja, de carteira assinada.

Ele é válido tanto para trabalhadores:

  • Urbanos
  • Rurais
  • Avulsos
  • Intermitentes
  • Rurais temporários
  • Temporários
  • Atletas profissionais
  • Empregados domésticos

Contudo, não é o contribuinte que faz os depósitos mensais relacionados ao FGTS. Essa função é do empregador. Por conta disso é importante ficar de olho no saldo do FGTS, para ter certeza que todos os depósitos estão sendo feitos.

Como sacar o saldo do FGTS?

Para sacar o caixa FGTS saldo, você precisará comparecer até uma agência do banco. É necessário levar alguns documentos que podem variar conforme o tipo de saque.

Por exemplo, se você vai sacar o fundo por conta de uma demissão por justa causa, além da carteira de trabalho é necessário levar o RG, o número de inscrição PIS/PASEP/NIS e a rescisão de contrato.

Já no caso da aposentadoria, que é uma das situações onde é possível sacar o fundo de garantia, além da carteira de trabalho o trabalhador também precisa levar um documento de identificação (RG ou CPF), o número de inscrição PIS/PASEP/NIS e o documento fornecido pelo Instituto Oficial de Previdência Social que comprove a aposentadoria.

Caso o trabalho venha a falecer, a família também pode consultar o caixa fgts saldo e sacar o fundo de garantia. Nesse caso a pessoa ligada ao contribuinte precisará levar um documento de identificação, o número de inscrição PIS/PASEP/NIS do trabalhador que faleceu e a carteira de Trabalho do titular falecido.

Além disso, também é necessária levar a declaração que comprova quem vai receber a pensão por conta do falecimento do trabalhador, que também é emitida pelo Instituto Oficial de Previdência Social.

Caso o falecido tenha deixando dependentes menores de idade, também é necessário levar a certidão de nascimento, CPF ou RG de cada um.

Caso você tenha alguma dúvida sobre os documentos que deve levar para realizar a consulta e sacar o saldo do FGTS, ligue para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 0800 726 010.


Ficar de olho no saldo FGTS inativo é algo que todo trabalhador deve fazer. Apenas dessa forma você conseguirá verificar se realmente o seu benefício está sendo depositado de forma correta.

Tenha em mente que também é possível sacar os valores de contas inativas. Mas para isso você precisa fazer a consulta do saldo do FGTS previamente para saber quanto tem a receber.

Isso porque, dependendo do valor a ser recebido não é possível sacar o saldo inativo diretamente no Caixa Eletrônico. Então, não deixe de ver o seu saldo FGTS antes de ir até uma agência bancária para fazer o seu saque.

Tem alguma dúvida sobre como ficar de olho no seu fundo de garantia? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

Deixe um comentário