Bolsa Família Saldo – Consulta Saldo do Bolsa Família Caixa – Confira!

Ficar de olho no caixa Bolsa Família Saldo é fundamental para as famílias que são cadastradas e recebem o benefício do programa Bolsa Família. É um dos maiores programas de assistência social do Brasil, e para muitos até mesmo do mundo.

Ele é gerenciado pela Caixa Econômica Federal e já foi responsável por tirar mais de 20 milhões de famílias da pobreza. Ele funciona através do pagamento de auxílios mensais para os beneficiários.

Nesse artigo, você aprenderá como consultar saldo do bolsa família. Assim, será possível sempre ficar de olho no seu benefício, e até mesmo entrar em contato com o programa caso haja algum problema.

Consulta Bolsa Família Saldo

Muita gente não sabe, mas é possível consultar saldo bolsa família não só nos caixas eletrônicos, mas, também, pelo site da Caixa e pelo aplicativo. Todas essas alternativas foram criadas justamente para levar mais facilidades aos beneficiários.

E para lhe ajudar, separamos dois tutoriais sobre como bolsa família consulta saldo.

Confira abaixo o passo a passo para consultar saldo bolsa família pelo aplicativo:

Bolsa Família Saldo

Passo 01: Abra a app store do seu smartphone;


Passo 02: Busque por “Bolsa Família”;


Passo 03: Toque em instalar no app disponibilizado pela Caixa Econômica Federal;


Passo 04: Aguarde o download e instalação;


Passo 05: Abra o app no seu smartphone depois que ele for instalado;


Passo 06: Digite o número do seu cartão do Bolsa Família.


Pronto! Agora você já pode verificar o saldo disponível através da Bolsa Família consulta saldo na sua conta.

Mais uma forma de fazer a consulta desse benefício é pelo site da Caixa Econômica Federal. Confira abaixo o passo a passo para ver o saldo bolsa família:

Bolsa Família Saldo

Passo 01: Primeiramente, acesse o Portal Cidadão Caixa Econômica Federal, através do link https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01;


Passo 02: Depois informe o número do seu NIS. Ele pode ser encontrado na sua carteira de trabalho ou no próprio cartão do cidadão;


Passo 03: Em seguida, digite a senha da Internet. Atenção, ela não é a mesma utilizada para usar o cartão no seu dia a dia;


Passo 04: Agora faça a verificação de segurança clicando em “Não sou um Robô”;


Passo 05: Clique em OK.


Você será redirecionado para a página inicial do portal do cidadão. Basta ir até a aba do bolsa família para consultar o saldo.

Como funciona o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa que tem como principal objetivo incentivar a geração de renda em famílias de baixa renda, através da permanência das crianças na Escola.

Bolsa Família Saldo

Há alguns anos atrás percebeu-se que muitas crianças não estudavam porque os pais não tinham condições de comprar materiais ou até mesmo comida.

Muitas delas, inclusive, precisam trabalhar, deixando a infância de lado. Foi então que o bolsa família foi criado, como uma maneira de dar suporte para essas famílias que vivem em situação de pobreza.

Todos os meses um pagamento mensal é feito a essas famílias. O valor depende de vários fatores, desde a modalidade do programa, até a quantidade de dependentes.

Para participar dessa inciativa, o beneficiário precisa, obrigatoriamente, estar cadastrado no Cadastro Único, bem como os dependentes. Além disso, uma série de outras regras precisam ser seguidas para que o pagamento seja autorizado.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Para ter direito ao benefício, é necessário que a família viva em situação de pobreza. Além disso, é necessário que ela cumpra uma série de requisitos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Entre eles estão:


01. A média salarial dos membros da família não pode ser maior que R$ 170;


02. Caso a renda por pessoa na família for menor que R$ 85, ela poderá receber um auxilio extra, como forma de auxiliar na superação da extrema pobreza;


03. Se a família tiver crianças ou jovens como dependentes no programa, eles precisam manter um nível de frequência escolar maquie que 85% para membros de até 15 anos de idade. Aqueles que tem entre 19 e 17 anos, precisam manter um nível maior que 75% para jovens entre 16 e 17 anos de idade;


04. Se a família tiver alguma gestante cadastrada, ela precisará, obrigatoriamente, manter o pré-natal em dia;


05. Todas as crianças dependentes cadastradas precisam estar com a carteira de vacinação em dia.


Esses são alguns dos requisitos que precisam ser seguidos. Em caso de descumprimento de qualquer um deles, a família é contatada para regularizar a situação.

Caso essa regularização não seja feita, o benefício pode ser bloqueado ou cancelado.

Além disso, quem tem o bolsa família precisa ter um responsável pela atualização de informações. Periodicamente essa pessoa terá que comparecer aos postos do Cadastro Único para atualizar todas as informações de todos os dependentes da família que está cadastrada. Caso contrário, o benefício também pode ser cancelado.

Saiba Mais:

Como sacar o saldo do Bolsa Família?

Depois de verificar o caixa bolsa família saldo, você pode sacar o benefício de diversas formas. Isso porque o cartão permite que o saque seja feito em diferentes locais, para facilitar o dia a dia dos beneficiários.

A forma mais fácil de sacar o benefício é nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. Basta ter em mãos o seu cartão e a sua senha.

Também é possível realizar o saque do benefício diretamente nos seguintes pontos:

  • Agências da Caixa Econômica Federal
  • Casas Lotéricas
  • Postos de atendimento Caixa Aqui

Nesse caso, você precisará ter em mãos o seu Cartão do Bolsa Família, bem como um Documento de identidade com foto.


Ficar de olho no saldo do bolsa família é essencial para garantir que o benefício está realmente caindo na sua conta. Uma coisa importante sobre ele é que você nunca deve fornecer o seu cartão e senha para ninguém, nem mesmo advogados.

Existem muitas pessoas que já sofreram golpes e fraudes por fornecerem essas informações para terceiros. Sempre guarde o seu cartão e sua senha em um local seguro, e tome todos os cuidados ao ir sacar o seu benefício.

Além disso, caso você perceba algum erro no caixa bolsa família saldo, comunique imediatamente a Caixa Econômica Federal, para que ela possa verificar.

Deixe um comentário